Popular Posts

A importancia da divulgação... planejada

Hoje venho falar sobre um assunto do qual por algum tempo tenho batalhado para conseguir sucesso. Entrei há pouco para o mundo dos blogs visando conseguir expor tudo o que tenho aprendido sobre o mercado de trabalho, marketing, organizações e cases de sucesso. Uma das minhas principais dúvidas sempre foi e ainda é: como divulgar meu blog.

Adotei desde o início uma estratégia de colocar os mesmos artigos do blog no site administradores.com.br, pois aproveito que a visitação é maior neste site e deixo um link complementar ao artigo que leva direto ao meu blog, assim consigo muito mais sucesso com menos esforço. Há poucos minutos tive uma grande surpresa ao deparar com o meu artigo citado na fã page (Facebook) e Twitter da Jac Motors graças a esta estratégia. Infelizmente o link postado não foi do Industria do Marketing e sim do artigo no administradores.com.br, mas como já disse acima, existe um link que leva as pessoas ao blog. E felizmente pude ver um positivíssimo resultado da estratégia de divulgação traçada para o blog.

Trazendo para o mundo corporativo, podemos perceber que há milhares de formas para divulgar uma empresa, produto ou serviço, mas ela deve ser sempre pensada e planejada, nunca feita de qualquer forma, apenas por fazer. Muitas empresas divulgam em milhares de meios por desencargo, pensando "não posso ficar fora disso, meu concorrente está, eu também quero estar". Este é um pensamento errado, que pode trazer um resultado não objetivado pela empresa, e até mesmo repercusão contrária.

Tudo que é divulgado deve ter um objetivo concreto, como "quero aumentar minhas vendas em x%", "quero aumentar meu share of mind em x%", "quero queimar estoque de tal produto", etc. Traçando os objetivos é possível definir o que será feito, como será feito, quando será feito, porque será feito e até mesmo o porque não fazer ou porque parar de fazer.

Outro ponto fundamental e complementar é conseguir mensurar o que foi feito, pois como já dizia Peter Druker: "Se você não pode medir, não pode gerenciar". Isto é, se você não consegue mensurar o resultado de uma ação, de nada vale o que é feito, e digo mais, se você não pode medir, é melhor que não faça nada. Como você vai saber se o aumento das vendas foi causado pela sua ação? Como você vai saber se seu investimento esta dando retorno positivo ou prejuizo? Como você vai defender sua estratégia de comunicação? Como você vai gerenciar aquilo que desconhece? A resposta e simples: Mensurando.

O que quero mostrar é que independente do que for divulgado, deve ser feito de forma planejada e mensurada, por exemplo: Minha meta é atingir 100 visitas / dia em meu blog em até 5 meses. O que tenho feito? Divulgação em redes sociais, sites parceiros, boca-a-boca, e mídia espontânea. Sei que até agora em menos de 24h do último post, tive 42 visualizações da página da Jac Motors no blog e 144 exibições do mesmo post no site administradores.com.br, rendendo 5 tweets, 6 curtir no facebook, 2 mídias espontâneas sendo, Jac Motors fã page e Jac Motors Twitter. Ou seja, estas informações me levam a conclusão que postar cases de sucesso, principalmente de empresas atuais, me ajudam a chegar a minha meta, também que as redes sociais são muito importantes na disseminação espontânea do blog, e que parcerias de sites dão ótimos resultados.

Tenho ainda muito o que aprender, afinal sou novo nesse negócio de blog, mas minhas metas e objetivos estão traçados, o que já representa 50% do meu sucesso, pois se nem isso eu tivesse, ainda estaria no 0. Por isso, trace seus objetivos e um bom plano de ação para que se torne uma realização de sucesso.

Abaixo coloco com muito orgulho o print da citação do meu artigo da Jac Motors, pela propria Jac Motors Brasil:




Gabriel Igawa

1 comentários:

Levando para o lado WEB, realmente a divulgação de um blog/campanha é algo que devemos sempre ter atenção pois ela tem papel fundamental no sucesso de um produto e/ou empresa.
Como foi citado no post é muito importante termos condições de mensurar todas as campanhas que realizamos na internet para saber se as estratégias utilizadas estão gerando os resultados esperados. Atualmente no mercado existem várias ferramentas que nos ajudam nessa tarefa, são os chamados Web Analytics. Com essas ferramentas conseguimos dados consistentes que nos dão informações super relevantes sobre o perfil dos nossos visitantes (prospects), alem de conseguirmos identificar como está a saúde do nosso blog/campanha.
Lembrem-se: não é porque achamos nosso blog/campanha "bonitinho(a)" que os nossos visitantes tem o mesmo pensamento, é preciso saber a opinião deles e uma boa estratégia de marketing digital pode nos levar a resultados surpreendentes.
Abraços,
Sergio Moura Jr

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More