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JAC MOTORS - Estratégia de preço baixo?

#EfeitoJacMotors
Para quem leu meus posts anteriores sobre vender "caro", "vender valor e não preço", deve estar se perguntado: Mas Gabriel, e a JAC Motors? Leia o post abaixo e entenda a estratégia da JAC Motors no Brasil

Quem ainda não ouviu falar sobre a JAC MOTORS? A gigante chinesa vem para incomodar e ganhar parte considerável do mercado. Se você acha que ela vem para comer pelas beradas está muito enganado. Para se ter uma idéia, o JAC J3 vem para concorrer em um dos mercados mais disputados, onde seus principais concorrentes são: SANDERO, AGILE, FOX e FIESTA. O presidente da JAC MOTORS em entrevista disse a seguinte frase: "Vamos tirar mercado de quem tem para perder". No começo muitos desacreditaram, mas os números mostram que a JAC veio para ficar, basta pesquisar para ver que a JAC Motors tem incomodado os grandes.

Analisando friamente a estratégia de penetração de mercado da JAC Motors, podemos pensar que é  baseada em preço baixo. Hoje todos sabem que preco baixo é  uma estratégia arriscada, principalmente disputando com concorrentes consagrados no mercado como VW, Chevrolet, Renault, Ford, etc. Visto tudo isso, decidi fazer o TCC da minha pós graduação sobre esta interessante empresa.

A pergunta principal é : "Como a JAC Motors vai garantir um crescimento sustentável e consolidar sua marca em 2 anos?" Claro, sem basear-se apenas em preço baixo, pois nenhuma empresa visa pouco lucro e ninguém sobrevive apenas de preço baixo. Além de tudo, isto torna a empresa vulnerável ao mercado e as ações da concorrência.

Para iniciar o trabalho de "consultoria", elaborei um levantamento de dados primários e secundários com informações cruciais que respondem perguntas chave para resolver o caso. Infelizmente não vou poder postar estas informações pois a pesquisa foi realizada para fins de estudo e não comerciais. Porém posso dizer que a JAC sabe muito bem o que faz, pois é possivel perceber nas pesquisas que o consumidor já está ciente sobre o custo benefício da marca e a garantia tem sido fator importantíssimo na decisão de compra, pois muitos passam a confiar na marca pelo "simples fato" de terem 6 anos de garantia, isso mesmo, 6 anos de garantia. Isto mostra que a JAC não está apenas focando em preço baixo e sua estrategia nao é de curto prazo, ela está investindo pesado em sua marca, vide seu garoto propaganda, Fausto Silva, um dos melhores e mais caros. Muitas empresas hoje utilizam dessa estratégia para entrar no mercado, colocam o preço de um produto baixo para chamar atenção. No caso da JAC é um pouco diferente. Vivemos hoje em uma sociedade indignada com os altos preços abusivos, e a JAC Motors, percebendo esta oportunidade vem justamente neste difícil momento para abalar o mercado, fazendo o oposto de todos, oferecer tudo por menos e provar que isso é possível! Um caso muito parecido com este foi o da Hyunday nos Estados Unidos que chegou em época de crise e fez uma CAMPANHA ESPETACULAR chamada HYUNDAI ASSURANCE, indo completamente contra o mercado e oferecendo o que ninguém oferecia. A marca chegou desacreditada por muitos e hoje é uma das maiores. (Para quem interessar, segue um vídeo do case em outro post que vai ajudar a entender o que estou dizendo: HYUNDAI ASSURANCE). Por isso, tenho certeza que após conseguir alcancar a difícil tarefa de consagrar sua marca no Brasil, a JAC irá desfrutar de todo esse investimento do baixo custo, ou seja, este baixo custo na verdade é um investimento inicial baseado em uma oportunidade única para entrar em um mercado que apesar de ter muitos players consagrados, deixou uma brecha: uma necessidade mal atendida. Podemos perceber isto quando vemos a campanha no Twitter que a JAC Motors lançou chamada #EfeitoJacMotors, onde mostra as consequências de suas ações no mercado:


Uma estratégia de marca bem feita tem um valor imensurável, vide a Coca-Cola que transformou a marca norte-americana em uma marca global, basta ver como ela conseguiu superar barreiras como as guerras dos EUA e é consumida sem nenhum problema nos países árabes. Assim será a JAC Motors superando a imagem de "chinês, barato de qualidade ruim" e trazendo a tona o porque a China é uma das maiores potências mundiais. Tenho certeza que este será mais um case de sucesso e arrisco dizer que a JAC Motors ja está praticamente estabelecida no mercado, agora é questão de tempo para ver os próximos lançamentos e esperar o INESPERADO.

Então fica claro que a estratégia da JAC Motors não é preço BAIXO, e sim, ALTO investimento em sua marca.

Gabriel Igawa

2 comentários:

Olá. Gostei do seu artigo. Gostaria de sua ajuda em mais informações a respeito, pois tenho uma pesquisa acadêmica e talvez possa me aJudar.

Olá. Gostei do seu artigo. Gostaria de sua ajuda em mais informações a respeito, pois tenho uma pesquisa acadêmica e talvez possa me aJudar.

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