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FACEBOOK - Avenida Paulista da Web

Todos sabem que o Facebook ultrapassou o Orkut no Brasil há tempos (mais precisamente em Dez/2011), mas a pergunta que fica é: Afinal, qual a diferença entre os dois? Parei para analisar o case Facebook e gostaria de compartilhar com vocês!

A diferença entre o Orkut e o Facebook vem desde a sua concepção como rede social. O Orkut veio com a proposta única de manter amizades e relacionamentos, o que foi uma estratégia furada pois com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas redes sociais com maior valor agregado, o Orkut se tornou completamente obsoleto. Lembro até hoje que minha maior motivação para entrar no Orkut era saber se tinha um novo Scrap ou descobrir quem visitou minha página.

Já o Facebook veio para inovar e atingir os interesses dos mais diversos públicos desde crianças, jovens, adultos, grandes empresas, pequenas empresas e até microempreendedores. Sua estratégia é criar ferramentas que atraiam o público de acordo com as necessidades de cada um. No Facebook é possível criar grupos de interesse, Fan Pages para empresas ou assuntos específicos, interação com os mais diversos aplicativos para celular, criar lojas virtuais, e mais uma infinidade de atrações.

Tudo isso a transformou em uma empresa de sucesso em segmentação, fidelização e rentabilização de Clientes. E eu posso me citar como um Cliente case do Facebook, pois sou administrador de 3 Fan Pages, 2 Grupos Fechados e 1 Loja Virtual, utilizo o serviço de anúncios, tenho diversos aplicativos de fotos e jogos linkados à minha conta, crio e recebo convites de eventos todas as semanas, sigo várias empresas e grupos, e mantenho-me conectado o dia todo pelo smartphone. Diferente do Orkut, no Facebook eu não tenho apenas 1 ou 2 motivos para me conectar, mas diversos e com diferentes focos que vão desde me relacionar à até mesmo faturar.

Para o público Empresas, o Facebook é uma mega ferramenta de divulgação e relacionamento com os Clientes e não é apenas mais um case de sucesso para ser estudado por elas, mas tem transmitido conhecimento na prática à seus Clientes Empresas, oferecendo-os todo o suporte para o sucesso estratégico de marketing. Além disso, as empresas com Fan Page já têm diversas ferramentas disponíveis de Web Analytics para mensurar seus resultados.

Enfim, o Facebook gerou uma revolução nas redes sociais e é um exemplo de empresa que sabe agregar valor ao seu produto de tal forma a deixar seus clientes “dependentes”, sejam eles Pessoas ou Empresas! Não é só mais uma rede de relacionamentos, mas tornou-se a Avenida Paulista da Web onde a parada é obrigatória e é possível encontrar entretenimento, informação, cultura, oportunidades e muitos negócios!

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Gabriel Igawa Takiguti

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